Busca avançada
Ano de início
Entree

Ancoramento do complexo trans-[RuII(NO+)(NH3)4ina]Cl3(em que ina = ácido isonicotínico) em dendrímeros do tipo PAMAM, e avaliação de sua capacidade tripanocida

Processo: 09/04265-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Douglas Wagner Franco
Beneficiário:Antonio Carlos Roveda Júnior
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania major   Química inorgânica   Óxido nítrico   Compostos de rutênio   Trypanosoma cruzi

Resumo

O óxido nítrico, associado às tetraaminas de rutênio, demonstrou acentuada atividade tripanocida em experimentos com camundongos. Resultados satisfatórios também foram obtidos por nosso Grupo utilizando os nitrosilos complexos de Ru(II) contra o parasita causador da leishmaniose. Entretanto, estudos in vivo indicaram que estes compostos são eliminados rapidamente pela urina dos animas. Portanto, o aumento da residência desses complexos no organismo poderá aumentar a eficácia contra os parasitas Trypanosoma cruzi e Leishmania major.Esta proposta tem por objetivo aumentar o tempo de permanência dos complexos de rutênio administrando-os ancorados a um dendrímero do tipo PAMAM. Para tanto, pretende-se sintetizar o complexo trans-[RuII(NO+)(NH3)4ina]3+ (em que ina = ácido isonicotínico), e por meio de uma ligação peptídica, ancorá-lo a dendrímeros PAMAM de geração 0 e 2.O interesse maior no desenvolvimento desta metodologia é a síntese de moléculas de alto peso molecular que permaneceriam por mais tempo na corrente sanguínea, para aplicação como potenciais fármacos liberadores de NO.Os novos compostos serão caracterizados por diversas técnicas como Voltametria Cíclica, Polarografia de Pulso Diferencial, Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE), Espectroscopia Vibracional na Região do Infravermelho, Espectrofotometria UV-VIS e Análise Elementar.A ação do complexo livre e ancorado será avaliada frente aos parasitas causadores da doença de Chagas e da leishmaniose, respectivamente Trypanosoma Cruzi e Leishmania major, por meio de testes in vitro e in vivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Antonio Carlos Roveda. Ancoramento de nitrosilo complexo de rutênio em dendrímeros PAMAM e estudo de suas propriedades químicas e biológicas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.