Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de células T gamma-delta e Natural Killer na imunoterapia da tuberculose experimental com a vacina gênica DNAhsp65.

Processo: 09/04544-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Celio Lopes Silva
Beneficiário:Luana Silva Soares
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imunoterapia   Vacinas de DNA   Tuberculose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:imunoterapia | Linfócitos T gamma-delta | Natura killer | Tuberculose | Vacina de DNA | Imunoterapia

Resumo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 1993 a Tuberculose (TB)como uma emergência global devido à relevância epidemiológica e a necessidade de seu controle. O número de casos tem aumentado em diversos países e está exacerbado por duas razões: aumento no número de cepas multidroga resistentes (MDR) e extremamente resistentes (XDR), devido em parte a co-infecção com HIV/AIDS. Isto torna necessário o desenvolvimento de vacinas e terapias mais eficazes para o controle da TB. Considera-se que para o desenvolvimento desses novos recursos profiláticos e terapêuticos é necessário o entendimento detalhado da participação de cada um dos componentes da resposta imunológica durante a TB. Além disso, estudos recentes preconizam que mesmo que novas drogas sejam desenvolvidas para o tratamento da TB, a melhora dos processos imunopatológicos presentes no pulmão dos pacientes, só ocorrerá com estratégias que permitam a modulação da resposta imunológica nesses indivíduos. Neste sentido, o Núcleo de Pesquisas em Tubeculose - NPT, da FMRP - USP, trabalha em uma vacina gênica com propriedades imunoterapêuticas que codifica a proteína de choque térmico de 65 kDa de Mycobacterium leprae (DNAhsp65). Estudos prévios do laboratório demonstraram que os efeitos terapêuticos de DNAhsp65 incluem a modulação da resposta imune para um padrão Th1 com a participação de linfócitos T CD4+, CD8+ e gamma-delta (GD). Outros estudos do nosso grupo sugerem que células Natural Killer (NK) também participariam dessa resposta. Estes dados estão em concordância com publicações recentes as quais salientam a importância da participação de populações celulares pouco estudadas na TB e que mediariam importantes processos contra o bacilo.Dessa forma, objetiva-se neste projeto a caracterização detalhada das células NK e linfócitos T GD na imunoterapia da TB com a vacina DNAhsp65. Para tal propósito pretende-se empregar ferramentas que permitam um estudo mais refinado dessas células, especialmente daquelas presentes no granuloma, através das técnicas de imunohistoquímica, microdissecção de captura a laser e PCR em Tempo Real. Essa análise contribuirá para uma melhor caracterização de populações celulares menos estudadas na TB e na imunoterapia anti-TB, com ênfase nas células do local onde está presente o bacilo, visando o conseqüente desenho de novas e melhores vacinas e imunoterapias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Luana Silva. Caracterização de células T gamma-delta e natural killer na imunoterapia da tuberculose experimental com a vacina gênica DNAhsp65. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.