Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um algoritmo para identificação e caracterização de cavidades em regiões específicas de estruturas tridimensionais de proteínas

Processo: 09/06433-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Lopes de Oliveira
Beneficiário:Saulo Henrique Pires de Oliveira
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia computacional   Elementos estruturais de proteínas

Resumo

A identificação e caracterização de cavidades em proteínas são deverasimportantes, haja vista que são capazes de prover informações que otimizam oprocesso de desenho de drogas e de caracterização funcional de sítios deligação. Propomos neste projeto o desenvolvimento de um software paramapeamento de cavidades cuja gama de qualidades se faz ausente nos softwaresatuais, tais como eficiência, flexibilidade e agilidade. Para isso, utilizaremosum método de grade tridimensional para extração das cavidades Definida acavidade, calcularemos o volume da mesma utilizando um método de integraçãonumérica (tornando um erro disponível) e determinaremos a forma e a extensãoda superfície da cavidade encontrada, fazendo uma possível integração comalgum software gráfico para a visualização da mesma. Em seguida, realizaremos omapeamento das propriedades eletrostáticas da superfície encontrada,permitindo assim uma melhor caracterização físico-química desse sítio deligação. A validação do algoritmo através de aplicações biológicas, como adescrição de diferentes tipos de cavidades, características de sítios deligação de enzimas e receptores.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, SAULO H. P.; FERRAZ, FELIPE A. N.; HONORATO, RODRIGO V.; XAVIER-NETO, JOSE; SOBREIRA, TIAGO J. P.; DE OLIVEIRA, PAULO S. L. KVFinder: steered identification of protein cavities as a PyMOL plugin. BMC Bioinformatics, v. 15, JUN 17 2014. Citações Web of Science: 51.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.