Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de violência sexual na infância entre mulheres em regiões do Brasil

Processo: 09/06719-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ivan França Junior
Beneficiário:Gabriela Brito de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde materno-infantil   Prevalência   Mulheres   Delitos sexuais   Infância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fatores associados | Infancia | mulheres | Prevalência | violência sexual | Saúde Materno-Infantil

Resumo

A violência tem sido considerada uma importante questão de saúde pública. Dados acerca da violência sexual na infância, mesmo subestimados, são alarmantes, e apontam para uma estreita relação com questões de gênero. Escassos são os estudos que tratam da prevalência desta modalidade de violência e ainda mais raros são aqueles sobre fatores associados a esta violência. Percebe-se um considerável aumento de pesquisas que adotam este foco de estudo desde meados dos anos 2000, sugerindo uma crescente preocupação mundial acerca do tema. Entre 2000-2001, a OMS implementou uma pesquisa multicêntrica realizada em 11 países, incluindo o Brasil. Trata-se de um estudo transversal, com amostra representativa de mulheres entre 15 e 49 anos, realizado no Município de São Paulo e na Zona da Mata de Pernambuco. O objetivo da pesquisa aqui proposta é estimar a prevalência de violência sexual na infância entre mulheres brasileiras e os fatores a ela associados, a partir da análise do banco de dados da OMS. Análises estatísticas serão realizadas utilizando o Stata 10.0. Para identificar fatores associados à violência sexual na infância, será realizada regressão logística não-condicional. Os resultados serão contextualizados à realidade brasileira e comparados àqueles disponíveis e apresentados pelos países participantes da pesquisa da OMS.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Gabriela Brito de. Abuso sexual na infância de mulheres brasileiras. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.