Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento da ausência de selamento labial passivo ao longo do tempo

Processo: 09/06927-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Guilherme dos Reis Pereira Janson
Beneficiário:Patricia Bittencourt Dutra dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Selamento labial | Ortodontia

Resumo

O perfil facial tem cada vez mais ditado o protocolo de tratamento a ser desenvolvido, já que há uma tendência dos profissionais de considerar a variação individual e a correlação entre os vários componentes da face do paciente de maneira a não associar valores cefalométricos considerados como padrões de normalidade com o melhor resultado estético. Os lábios têm grande influência na convexidade facial e sua protrusão acentuada se mostra frequente queixa de pacientes que procuram tratamento ortodôntico. O selamento labial passivo de cada indivíduo depende de uma variedade de características intrínsecas, tais como forma, espessura e comprimento do lábio, padrão de crescimento, posição inicial dos incisivos. A associação entre esses fatores pode levar a incompetência do selamento, criando uma distância interlabial estética e funcionalmente desfavoráveis. A decisão a ser tomada entre extrair dentes ou não na mecânica ortodôntica preocupa o profissional, uma vez que tais procedimentos terão efeito direto na harmonia tegumentar do paciente. O tratamento ortodôntico visa proporcionar o selamento labial, entretanto nem sempre isso é possível e o paciente poderá permanecer com ausência desse selamento. Porém quando tal fato ocorre em pacientes com grande potencial de crescimento, o tecido mole poderá sofrer alterações. Desta forma, o presente trabalho visa investigar qual o comportamento da ausência de selamento labial após dez anos do término do tratamento ortodôntico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANSON, GUILHERME; DUTRA DOS SANTOS, PATRICIA BITTENCOURT; GARIB, DANIELA GAMBA; FRANCISCONI, MANOELA FVARO; BALDO, TAIANA DE OLIVEIRA; BARROS, SERGIO ESTELITA. Interlabial gap behavior with time. JOURNAL OF THE WORLD FEDERATION OF ORTHODONTISTS, v. 2, n. 4, p. 5-pg., . (09/06927-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Patricia Bittencourt Dutra dos. Comportamento da ausência de selamento labial passivo ao longo do tempo. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.