Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência do tratamento da má-oclusão de Classe II subdivisão com extrações de três pré-molares e quatro pré-molares

Processo: 09/06928-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Guilherme dos Reis Pereira Janson
Beneficiário:Taiana de Oliveira Baldo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Má oclusão de Angle classe II
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classe II subdivisão | extrações simétricas e assimétricas | tempo do tratamento ortdôntico | Ortodontia

Resumo

O objetivo deste estudo é comparar o grau de eficiência do tratamento da má-oclusão de Classe II subdivisão em pacientes tratados com extrações simétricas e com extrações assimétricas. Para tanto, serão selecionados, a partir das mais de 4000 documentações do arquivo da disciplina de ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo, uma amostra composta pelas documentações de pacientes com má-oclusão de Classe II subdivisão. Em seguida, esta amostra será dividida em dois grupos, apresentando as seguintes características: Grupo1, constituído por pacientes tratados com extrações de quatro pré-molares e Grupo 2, constituído por pacientes, tratados com extrações de três pré-molares (dois pré-molares superiores e um pré-molar inferior no lado de Classe I). Para comparar o grau de eficiência do protocolo de tratamento aplicado a cada grupo, os resultados oclusais do tratamento serão avaliados em modelos de gesso por meio do índice oclusal PAR, enquanto que o tempo despendido no tratamento de cada grupo será calculado a partir das anotações clínicas presentes nos prontuários. O grau de eficiência será calculado pela porcentagem de melhora oclusal, avaliada pelo PAR, dividida pelo tempo de tratamento. Os índices oclusais finais, o tempo de tratamento e o grau de eficiência dos protocolos de tratamento dos grupos serão comparados por meio do teste t. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALDO, Taiana de Oliveira. Eficiência do tratamento da má-oclusão de Classe II, subdivisão com extrações de três pré-molares e quatro pré-molares. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.