Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação subjetiva dos critérios de fragilização na velhice avançada.

Processo: 09/06910-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Yeda Aparecida de Oliveira Duarte
Beneficiário:Daniella Pires Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Idosos   Fragilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:frágil | fragilidade | Idosos | Estatística de saúde

Resumo

A fragilidade entre os idosos tem emergido como um importante conceito em geriatria e gerontologia e pode ser compreendida como uma síndrome que leva à ocorrência de eventos adversos como queda, incapacidade, hospitalização e morte. Esse estudo é parte do Estudo SABE - Saúde, Bem-estar e Envelhecimento cujos objetivos são desenvolver um instrumento de avaliação subjetiva referentes à identificação precoce de fragilidade, aplicar o instrumento na população idosa do município de São Paulo em acompanhamento no Estudo SABE e validar o instrumento comparando-o com um "padrão-ouro". Serão avaliadas as pessoas de 75 anos e mais que, em 2006, não se enquadravam nos critérios de fragilidade propostos (perda involuntária de peso, auto-relato de exaustão/fadiga, diminuição da velocidade de caminhar e diminuição da atividade). Também utilizará os dados de duas entrevistas em 2008 (visita e telefônica) buscando, na primeira, identificar objetivamente os idosos pré-frágeis e frágeis, e na segunda, validar dos dados subjetivos coletados. A validação do instrumento subjetivo será verificada por sua correlação com os dados objetivos obtidos a um nível de significância de 5% e para análise dos indicadores, aplicará uma análise multivariada. Esse estudo possibilitará na elaboração de um instrumento mais simples que possa identificar pessoas idosas frágeis e/ou potencialmente nesta condição.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, DANIELLA PIRES; DE OLIVEIRA DUARTE, YEDA APARECIDA; FERREIRA SANTOS, JAIR LICIO; LEBRAO, MARIA LUCIA. Rastreamento de fragilidade em idosos por instrumento autorreferido. Revista de Saúde Pública, v. 49, . (09/06910-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Daniella Pires. Validação da avaliação subjetiva de fragilidade em idosos no município de São Paulo: Estudo SABE (Saúde, Bem estar e Envelhecimento). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.