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O prompting e suas funções lingüístico-interacionais nas afasias

Processo: 09/08401-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Edwiges Maria Morato
Beneficiário:Júlia da Silva Marinho
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Afasia   Interação   Neurolinguística   Cognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afasia | cognição | Interação | prompting | Neurolingüística

Resumo

O presente projeto tem como objetivo qualificar e caracterizar a emergência do prompting na linguagem de afásicos em meio às atividades interativas desenvolvidas no Programa de Linguagem do Centro de Convivência de Afásicos (CCA), localizado no Instituto de Estudos da Linguagem/Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP). Grosso modo, o prompting é entendido como uma pista articulatória isto é, a execução, pelo interlocutor, do primeiro gesto ou das primeiras seqüências de gestos que compõem as primeiras sílabas da palavra requerida. Ao tomá-lo como fenômeno a ser analisado, pretendemos i) descrever o contexto lingüístico-interacional propício à ocorrência de tal fenômeno, bem como ii) caracterizar o que motiva os afásicos a optarem na resposta ao prompting - tanto pela fala, quanto pela escrita ou gesto ao se deparar com dificuldades específicas na produção oral. Nesse sentido, enfatizamos a importância de focarmo-nos também na reflexão do prompting no continuum fala /oralidade - escrita/letramento, tomando por base no campo da neurolingüística uma perspectiva sócio-interacional (ou sócio-cognitiva) de inspiração vygotskyana. Neste quadro teórico, a linguagem e a interação são essenciais na constituição e organização da cognição humana.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARINHO, Júlia da Silva. O prompting e suas funções linguístico-interacionais nas afasias. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.