Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais com fosfolipases A2 miotóxicas de veneno botrópico complexadas com inibidores

Processo: 09/12155-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Marcos Roberto de Mattos Fontes
Beneficiário:Rafael Junqueira Borges
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalografia de proteínas   Miotoxicidade   Fosfolipases A2

Resumo

Serpentes do gênero Bothrops são responsáveis por mais de 90% dos acidentes ofídicos que ocorrem no Brasil. Uma das principais complicações deste tipo de acidente é o dano muscular, que muitas vezes pode evoluir para necrose. Estes danos estão relacionados à ação de fosfolipases A2 e de metaloproteases, grupos de proteínas presente no veneno botrópico. Esta complicação relacionada ao envenenamento ofídico não é atualmente contornada pela administração do soro e, por isso, diversos trabalhos vêm sendo realizados na tentativa de se conhecer os sítios farmacológicos destas toxinas com o intuito de, no futuro, se desenvolver tratamentos complementares à soroterapia. Este projeto de pesquisa é uma extensão da iniciação científica que está sendo realizada pelo aluno Rafael Junqueira Borges desde 2007, como bolsista da FAPESP. O objetivo principal é o estudo estrutural de fosfolipases A2 (PLA2s) botrópicas miotóxicas em presença de íons relevantes para a atividade das mesmas, através da técnica de cristalografia de raios X, já que, recentemente, foi destacado a influência de íons bivalentes na atividade destas proteínas. Adicionalmente, outros objetivos são a cristalização da BthTX-II com ácido graxos e a pesquisa e varredura de possíveis inibidores nos bancos de dados através de programas de bioinformática no intuito de oferecer subsídios para elaboração e otimização de novos medicamentos ou drogas sintéticas. Estudos comparativos entre os resultados obtidos e demais dados já existentes na literatura serão realizados na tentativa de melhor compreender as relações estrutura-função e na pesquisa por inibidores. Os resultados deste projeto podem trazer importantes conclusões a respeito do sítio farmacológico responsável pela miotoxicidade de PLA2s e a respeito de potenciais inibidores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Rafael Junqueira. Estudos estruturais com fosfolipases A2 homólogas de veneno botrópicos em presença de íons com importância funcional. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.