Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção, extração e estabilidade de enzimas lignocelulolíticas para uso em degradação de compostos poluentes

Processo: 09/12390-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Regina Teresa Rosim Monteiro
Beneficiário:Gleison de Souza
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ecotoxicologia   Biodegradação   Reações químicas   Poluentes   Enzimas   Fungos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biodegradação | enzimas | fungos | poluentes | ecotoxicologia

Resumo

As enzimas são um tipo especial de proteína, sendo substâncias microscópicas que aceleram as reações químicas, e estão presentes em todos os organismos vivos, além de apresentar essa característica são 100% biodegradáveis. Atualmente, as enzimas podem substituir muitos produtos químicos nocivos ou perigosos, permitindo uma produção segura e ambientalmente correta, decorrente de uma "tecnologia limpa". Este projeto visa avaliar a produção das enzimas lacase, peroxidase e manganês peroxidase, por Pleurotus ostreatus, Pleurotus sajor-caju, Pleurotus spp cultivados em bagaço de cana-de-açúcar acrescido de vinhaça ou solução com extrato de levedura. As enzimas serão extraídas com tampão citrato e a estabilidade de suas atividades serão avaliadas, diariamente, por um período de sete dias, e testadas na degradação de compostos poluentes, iniciando com o corante índigo. A atividade das enzimas, lacase e Manganês peroxidase (MnP), serão determinadas segundo a metodologia de SZKLARZ et al. (1989) e KUWAHARA et al. (1984), respectivamente. A analise estatísticas de variância serão realizadas com o auxílio do programa Microsoft Office Excel e por testes de Tukey, com nível de significância p < 0,05 (5%), ou por outros programa de Software, Statistical Analysis System (SAS). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Gleison de. Produção, extração e estabilidade de enzimas lignocelulolíticas para uso em degradação em compostos poluentes. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.