Busca avançada
Ano de início
Entree

A ação física e a cena contemporânea

Processo: 09/12581-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Verônica Fabrini Machado de Almeida
Beneficiário:Carolina Martins Delduque
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Representação (artes)   Atores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ação-física | Ator | Cena contemporânea | Stanislavski | Interpretação teatral

Resumo

Esta pesquisa busca investigar, no campo teórico e da práxis cênicas, as derivações do conceito e das práticas da ação física stanislaviskiana no panorama híbrido das teatralidades contemporâneas. No atual contexto contemporâneo, quais são os princípios da paradigmática ação física que ainda fazem sentido para o trabalho do ator?A pesquisa abre-se em duas frentes que correrão em paralelo, dinamizando uma à outra. Numa delas, farei um reconhecimento teórico do tema no trabalho desenvolvido por Stanislavski e seus seguidores, buscando identificar e refletir os aspectos fundamentais de seus ensinamentos, bem como mapear as migrações dos princípios do "método" no Brasil, via Eugênio Kusnet. Já no campo da prática cênica, será utilizado o texto de Anton Tchekhov "As três Irmãs", como ponto de partida e referência para estudo e criação das ações. Tendo este texto como base, a pesquisa buscará explorar diversas variações cênicas do mesmo, tendo como foco gerador das experiências cênicas o estudo e as experimentações sobre as ações físicas. Serão elaboradas cenas curtas e ações performáticas a serem apresentadas e posteriormente analisadas. Buscarei investigar as possibilidades de diferentes usos dos estudos da ação física na composição cênica, levando-se em conta o atual contexto do dito Teatro Pós-Dramático, o hibridismo das linguagens cênicas e as metamorfoses do "personagem", em figuras cênicas, seres ficcionais e outras derivações.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DELDUQUE, Carolina Martins. Rastros do sistema de Stanislavski: procedimentos para o trabalho de criação do ator. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.