Busca avançada
Ano de início
Entree

Multiculturalismo em ciência da informação: percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolares

Processo: 09/12405-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Eduardo Ismael Murguia Maranon
Beneficiário:Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Multiculturalismo   Diversidade   Biblioteca escolar   Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bibliotecario escolar - formação | Diversidade | formação do profissional da informação | Multiculturalismo | Formação do bibliotecário

Resumo

Este projeto de mestrado, intitulado "Multiculturalismo em Ciência da Informação: percepções e ações dos Profissionais da Informação em bibliotecas escolares", tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas para os estudos multiculturais no âmbito da educação. Este estudo, focado nas leis de inclusão social no Brasil, analisa as questões multiculturais sob o viés racial e suas imbricações econômicas, sociais e simbólicas. O trabalho estará, ainda, circunscrito geograficamente à cidade de Florianópolis. Com a finalidade de alcançar tal objetivo, dividimos nossa apresentação do projeto em três partes. No primeiro momento, apresentamos a discussão teórica que fundamentará nosso trabalho. Nela faz-se uma reflexão sobre a relação entre estudos multiculturais sob a ótica da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, destacando a relação e o subseqüente papel que cumpre às bibliotecas a sua inserção nas mudanças das abordagens culturais no Brasil. Também delineamos alguns apontamentos sobre o papel do profissional da informação dentro deste panorama. Revisões bibliográficas como estas se justificam no sentido de serem um exercício de sistematização e conceitualização imprescindíveis a todo trabalho de pesquisa. No segundo momento, apresenta-se o problema de pesquisa e a sistematização dos objetivos. Por fim, apresentamos a metodologia, plano de trabalho, cronograma de execução, materiais necessários e forma de análise dos resultados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTOS, Miriam de Cassia Do Carmo Mascarenhas. Multiculturalismo em ciência da informação: percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolares. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.