Busca avançada
Ano de início
Entree


Multiculturalismo em ciência da informação: percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolares

Texto completo
Autor(es):
Miriam de Cássia do Carmo Mascarenhas Mattos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon
Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a percepção e ações dos bibliotecários quanto às mudanças ocorridas no contexto educacional nas últimas décadas, no que se refere às leis de inclusão e à temática do multiculturalismo, e no que concerne à sua ação profissional cotidiana. O universo da pesquisa constituiu-se dos bibliotecários escolares atuantes nas escolas públicas municipais de Florianópolis. Através de questionários e entrevistas com bibliotecários escolares e outros agentes que influenciam na formação acadêmica e continuada dos mesmos, foi realizada uma pesquisa, para depois ser analisada qualitativamente. Os dados levantados indicaram a necessidade de desenvolvimento de uma política pública mais abrangente de combate a preconceitos e promoção da dignidade humana, com a ampliação de uma política de formação continuada dos profissionais da educação integrando os bibliotecários. Também foi feita uma revisão bibliográfica que abordou os temas Biblioteca escolar, Mediação da Informação, Multiculturalismo e Paradigma Social em Ciência da Informação, que subsidiou a interpretação do trabalho (AU)

Processo FAPESP: 09/12405-0 - Multiculturalismo em ciência da informação: percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolares
Beneficiário:Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado