Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia e ecologia comportamental da vespa eussocial primitiva Mischocyttarus (Megacanthopus) parallelogrammus (Hymenoptera, Vespidae)

Processo: 09/13889-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Edilberto Giannotti
Beneficiário:Olga Coutinho Togni
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Vespidae   Ecologia comportamental   Polistinae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia | Ecologia Comportamental | Mischocyttarus parallelogrammus | Polistinae | Vespidae | Vespas eussociais primitivas

Resumo

As vespas sociais do país estão representadas pelos Polistinae que abrangem 21 gêneros subdivididos nas tribos Mischocyttarini, Polistini e Epiponini. A tribo Mischocyttarini é formada pelo maior gênero de vespídeos sociais, Mischocyttarus, com 245 espécies distribuídas em nove subgêneros. As espécies de Mischocyttarus são consideradas eussociais primitivas, com fundação independente e sem diferenciação morfológica de castas. As colônias são fundadas independentemente por haplometrose ou pleometrose, são pouco populosas e semelhantes às de Polistes. Durante o ciclo colonial podem ocorrer várias substituições da rainha e as fundações podem ocorrer em qualquer época do ano. Os ninhos de Mischocyttarus são formados por um único favo descoberto e fixo ao substrato por um pedúnculo. As espécies do subgênero Megacanthopus constroem as paredes externas das células achatadas, resultando em ninhos de forma triangular ou alongada com os lados paralelos. O subgênero Megacanthopus contém atualmente 10 espécies, sendo que sua distribuição se dá, predominantemente, na América do Sul. A espécie a ser estudada, Mischocyttarus (Megacanthopus) parallelogrammus é endêmica do Brasil e não existem estudos que descrevam a sua biologia e ecologia comportamental. O objetivo deste trabalho é realizar um primeiro estudo envolvendo características da biologia de M. parallelogrammus, de forma a colaborar com as investigações sobre a evolução da eussocialidade nas vespas, analisando aspectos do ciclo colonial, da arquitetura do ninho, da hierarquia de dominância, da atividade forrageadora e da defesa da colônia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOGNI, Olga Coutinho. Biologia e ecologia comportamental da vespa eussocial primitiva Mischocyttarus (Megacanthopus) parallelogrammus (Hymenoptera, Vespidae). 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.