Busca avançada
Ano de início
Entree

Práticas de manejo e avaliação de extratores em solos da região tropical úmida

Processo: 09/53032-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Beneficiário:Roberta Corrêa Nogueirol
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrientes minerais do solo   Resíduos agrícolas   Matéria orgânica do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aporte De Materia Organica | Extratores | Nutrientes | Sistemas Conservacionistas

Resumo

O número de áreas cultivadas no sistema conservacionista e/ou que recebem resíduos agroindustriais tem aumentado de maneira acentuada no Brasil nos últimos anos. A análise química é a atividade central dos processos de correção e fertilização do solo, sendo ferramenta fundamental para o manejo de sua fertilidade. Envolve processos de amostragem, métodos de análise, técnica de diagnóstico dos resultados e modelos de interpretação e recomendação de corretivos e fertilizantes. Por meio de extratores químicos procura-se determinar o grau de suficiência ou deficiência dos nutrientes no solo, além de quantificar condições adversas, tais como acúmulo de metais tóxicos. Nessa tese será avaliada a eficiência de extratores (ácidos, quelantes e salinos), em dois anos agrícolas, em solos com: I) cultivo de cana de açúcar sem despalha a fogo por 20 anos consecutivos; II) sistema de plantio direto com aplicação e reaplicação de calcário; III) sistema de plantio direto com aplicação e reaplicação de gesso, e IV) área que recebeu doses de lodo de esgoto por treze anos consecutivos. A hipótese a ser testada é que os extratores padrões do estado de São Paulo podem não ser os mais eficientes para avaliação de nutrientes em solos sob sistema conservacionista com elevado aporte de matéria orgânica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIROL, Roberta Corrêa. Práticas de manejo e avaliação de extratores em solos da região tropical úmida. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.