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Atratividade da docência para o ensino básico: estudo com ingressantes de cursos superiores da USP

Processo: 09/13421-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Sandra Maria Zakia Lian Sousa
Beneficiário:Luciana França Leme
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atratividade docente | Carreira docente | Políticas Educacionais | Trajetória profissional | Políticas públicas de educação

Resumo

O presente projeto tem como objetivo conhecer razões da (não) escolha da carreira docente na educação básica, na visão de ingressantes de cursos superiores, a fim de identificar fatores da atratividade desta profissão. A motivação para desenvolvimento da pesquisa tem origem em manifestações de gestores de educação básica responsáveis pela formulação de políticas voltadas à carreira do magistério e em resultados de estudos sobre perfil de professores e estudantes de cursos de magistério que tendem a reiterar afirmações relativas à falta de atração por esta carreira. Na área da economia, a análise da atratividade de uma carreira insere-se no campo de estudos relativos ao mercado de trabalho, focalizando o recrutamento de profissionais e a escolha por uma profissão. No caso da docência, a investigação de sua atratividade pode colaborar na avaliação e planejamento de políticas públicas, conforme se verifica na vasta produção sobre o tema na literatura internacional, apoiada, na maioria das vezes, em pesquisas empíricas. No Brasil, apesar da ampla bibliografia sobre o trabalho docente, raros são os estudos que tratam da atratividade da profissão. Essas são as razões que justificam o presente projeto que, por meio de uma investigação empírica (estudo exploratório), visa produzir informações que possibilitem a comparação do perfil de estudantes que optaram e que não optaram por cursos de licenciatura e o levantamento das razões que os levaram a essas opções, visando contribuir para a análise da atratividade da carreira docente, subsidiando a formulação de políticas públicas voltadas à carreira em questão.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEME, Luciana França. Atratividade do magistério para o ensino básico: estudo com ingressantes de cursos superiores da Universidade de São Paulo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.