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Análise de instrumentos de avaliação de competência informacional voltados para o ensino superior

Processo: 09/13207-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Helen de Castro Silva Casarin
Beneficiário:Camila Araújo dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Competência informacional   Instrumentos de avaliação   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação de competência informacional | competência informacional | Ensino Superior | habilidades informacionais | Instrumentos de avaliação | Competência informacional

Resumo

Em uma sociedade caracterizada pela abundância de informações conflitantes, dominar habilidades para manusear os recursos informacionais de forma independente em relação ao processo de busca, recuperação, organização e uso da informação é imprescindível para a atualização dos conhecimentos adquiridos. Neste contexto, um dos desafios da educação superior é o de proporcionar a aquisição de saberes e de competências para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e posterior exercício profissional. Uma das formas que as universidades têm de desenvolverem habilidades informacionais nos estudantes é implantando um programa de competência informacional no currículo. Vale enfatizar que, toda e qualquer prática curricular, implica em um processo de avaliação que deve estar de acordo com projeto da instituição e da política educacional almejada. A avaliação de é um valioso modo de descobrir se os estudantes adquiriram ou não as habilidades informacionais, serve como um diagnóstico para o planejamento de atividades, analisa e melhora a prática de quem aplica as atividades, na medida em que identifica possíveis falhas na elaboração e aplicação das atividades pelos bibliotecários e professores. Para aplicação da avaliação, existem variados instrumentos que mensuram as habilidades adquiridas pelos alunos, dentre eles os portfólios, testes, rubricas, questões de múltipla escolha, surveys, etc. No Brasil, percebe-se um crescimento nas pesquisas voltadas para a temática de avaliação da competência informacional, por haver uma preocupação imensa com a formação de futuros profissionais. No entanto, pesquisas que tratam especificamente dos instrumentos não têm abordado este tema em âmbito nacional. Nesta perspectiva, propomos analisar quatro instrumentos de avaliação de competência em informação voltados para o ensino superior, sendo dois comerciais: Standardized Assessment of Information Literacy Skills - SAILS e Information Literacy Test - ILT da James Madison University e dois gratuitos elaborados por bibliotecas institucionais: Beile Test of Information Literacy for Education - B-TILED da University of Central Florida e o instrumento da Conference of Rectors and Principals of Quebec Universities do Canadá. Por meio da análise de conteúdo, parâmetros em que os instrumentos estão baseados, como por exemplo, a norma Information Literacy Competency Standards for Higher Education da Association of College and Research Libraries - ACRL (2000), tipos de questões utilizadas, e relatórios gerados pelo sistema, e orientações sobre a forma análise dos resultados, ou seja, como os resultados devem ser interpretados. Os resultados serão comparados com a literatura sobre o tema, a fim de verificar se estes incluem o que é tratado como essencial e primordial nas discussões sobre a temática de competência informacional, ou seja, se estão em sintonia com os estudos contemporâneos sobre competência informacional. Vale ressaltar, que esta pesquisa irá contemplar estudos que trabalham os instrumentos direcionados para mensurar as habilidades dos estudantes e não os métodos voltados para avaliar programas de competência informacional. Esta pesquisa irá fornecer subsídios para que profissionais da área possam desenvolver futuramente instrumentos de avaliação de competências informacionais mais voltados a sua realidade, contribuindo para a diminuição das dificuldades de elaboração de instrumentos de avaliação.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Camila Araújo dos. Análise de instrumentos de avaliação da competência informacional voltados para a educação superior. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.