Busca avançada
Ano de início
Entree

Defesa de Territórios de Acasalamento em Hamadryas sp. (Lepidoptera: Nymphalidae).

Processo: 09/13507-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Woodruff Whitman Benson
Beneficiário:Victor Toni Lourenço
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria dos jogos   Borboletas   Territorialidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:borboletas | comunicação sonora | ecologia do comportamento | Guerra-de-desgaste | teoria dos jogos | Territorialidade | Comportamento de defesa territorial

Resumo

As borboletas do gênero Hamadryas são conhecidas há mais de 200 anos, mas até hoje intrigam os pesquisadores pela sua habilidade notável de produzir sons audíveis. Elas ocorrem tipicamente em clareiras e bordas de matas, onde são vistas em conflitos aéreos muito agressivos. Darwin sugeriu que tais interações estivessem relacionadas ao cortejo, mas hoje existem evidências de que machos de Hamadryas defendem sítios de acasalamento, embora isso não tenha sido comprovado. A função e o mecanismo dos estalos também não estão esclarecidos. Dessa forma, neste estudo, pretendo avaliar e caracterizar o comportamento territorial de Hamadryas amphinome. Além disso, pretendo elucidar as regras usadas pelos machos na resolução das disputas territoriais, como a influência da condição de residência e os fatores determinantes do RHP (capacidade de defesa de recurso, ou "força" do combatente). Disputas como a territorialidade tem sido estudadas usando a teoria dos jogos. De forma geral, essa teoria trata das estratégias de combate, de como estas dependem de sua frequência na população, levando em conta que os indivíduos tendem a evoluir para maximizar os benefícios líquidos decorrentes de um conflito. Assim, modelos específicos foram desenvolvidos para analisar essas disputas, como a guerra-de-desgaste. Existem três fatores principais que influenciam na resolução dos conflitos territoriais: o RHP; o valor do recurso para cada um dos adversários; e a condição de residência. Nas disputas entre borboletas, parece haver uma grande variação nos fatores responsáveis pela vitória, bem como nos fatores considerados como determinantes do RHP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOURENÇO, Victor Toni. Defesa de territórios de acasalamento por machos da estaladeira-vermelha, Hamadryas amphinome (Lepidoptera: Nymphalidae), uma borboleta neotropical. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.