Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do processo de reparo alveolar em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) não tratados e tratados com losartan. Estudo imunoistoquímico e hitomorfométrico.

Processo: 10/00173-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Roberta Okamoto
Beneficiário:Cassiano Costa Silva Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Losartan   Imuno-histoquímica   Ratos endogâmicos SHR   Hipertensão   Extração dentária   Reparação alveolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:extração dentária | hipertensão arterial | Imunoistoquímica | losartan | reparo alveolar | Shr | Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica é um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial. Cerca de 50% a 60% dos pacientes desconhecem serem hipertensos e, além disso, o controle incorreto da doença colabora para que esta entidade, comum nos consultórios odontológicos, se torne ainda mais perigosa. Sabe-se que a hipertensão altera o padrão de regulação de cálcio, o que induz a perda óssea. Estudos recentes envolvendo novos membros da família do Fator de Necrose Tumoral (TNF), as proteínas osteoprotegerina (OPG), RANK e seu ligante RANKL associadas à reabsorção e neoformação óssea colaboraram para o melhor entendimento do processo de reparação. O presente estudo tem por objetivo avaliar a interferência da hipertensão essencial no metabolismo ósseo durante o processo de reparo alveolar, bem como analisar a influência do Losartan, um medicamento anti-hipertensivo antagonista dos receptores de angiotensina II, por meio da expressão das proteínas OPG, RANK, RANKL, osteocalcina, TRAP, VEGF e PECAM. Este projeto também realizará a análise histomorfométrica do tecido ósseo formado. Os grupos serão constituídos por ratos Wistar-Kioto (WKY) normotensos e ratos espontaneamente hipertensos (SHR) não tratados e tratados com losartan. Através das análises histomorfométrica e imunoistoquímica, pretendemos relacionar os eventos observados (formação óssea e expressão das proteínas) em cada um dos períodos após a realização da extração dentária.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Cassiano Costa Silva. Análise do processo de reparo alveolar em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) não tratados e tratados com Losartan: estudo imunoistoquímico e histomorfométrico. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.