Busca avançada
Ano de início
Entree

Cronogeomorfologia do Relevo da Cidade e Marília-SP Através do Método de Traços de Fissão (MTF)

Processo: 10/00376-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:João Osvaldo Rodrigues Nunes
Beneficiário:Caio Augusto Marques dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Relevo   Traços de fissão   Datação   Geomorfologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cronogeomorfologia | datação | Marília-SP | Relevo | traço de fissão | Geomorfologia

Resumo

A cidade de Marília-SP localiza-se sobre um típico relevo Tabuliforme de centro de bacia sedimentar, cuja origem está ligada às alternâncias climáticas ocorridas durante o período geológico do Quaternário. Por essa razão, apresenta peculiar morfologia, sendocomposto por um grande compartimento de topo interligado a topos secundários, cujo domínio das vertentes tem por característica interligar os topos às escarpas (delimitadoras do Planalto de Marília) e tende a ficar mais acidentado, quanto mais se aproximam delas, tornando-se, assim, zona dispersora de drenagem. A partir dessas características, observou-se a hipótese da evolução do relevo se processar de duas maneiras conjuntamente: com a abertura dos vales intraescarpas e via erosão remontante em direção a malha urbana. Obteve-se essa constatação ao observar as rampas de colúvio localizadas na base das escarpas, ou seja, quanto maiores e mais espessas mais antigas elas tendem ser na evolução coluvial. Diante disso, o objetivo central da pesquisa é fazer um estudo sobre a Cronogeomorfologia do relevo da cidade, datando-se amostras de rocha das bordas das escarpas por meio do método traços de fissão, em que se mede a densidade de traços de fissão deixados em apatita e zircão devido a fissão do núcleo de urânio. Através desse método, além de se obter as idades dos minerais apatita e zircão, obtém-se a história térmica com a qual podemos determinar: paleogradientes térmicos, estimativas do intervalo de tempo para o resfriamento das rochas, taxas de erosão e identificação de áreas-fonte.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Caio Augusto Marques dos. Cronogeomorfologia do relevo da cidade de Marília através do método de traços de fissão - MTF. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.