Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos analíticos em fluxo com multicomutação e microdigestão em linha para a determinação de espécies de interesse ambiental e tecnológico.

Processo: 10/00700-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fábio Rodrigo Piovezani Rocha
Beneficiário:Diogo Librandi da Rocha
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Enxofre   Análise em fluxo   Fósforo

Resumo

O preparo de amostras é uma das etapas mais importantes de um procedimento analítico. Em sistemas de análises em fluxo, esta etapa é executada de maneira isolada do meio, minimizando perdas das espécies de interesse e contaminações e garantindo a integridade do analista. Além disto, o preparo de amostras é executado de maneira mais reprodutível em comparação com procedimentos em batelada, permitindo o uso analítico mesmo que a digestão ou extração sejam incompletas e viabilizando a especiação ou o fracionamento de espécies. Neste projeto, serão avaliadas alternativas para a microdigestão em linha de amostras, empregando procedimentos foto-oxidativos ou, alternativamente, decomposição ácida assistida por micro-ondas. Serão desenvolvidos procedimentos analíticos para a determinação de espécies de fósforo em amostras de águas e materiais vegetais após mineralização da amostra em linha, sendo a quantificação do ortofosfato gerado baseada em derivação química e o produto monitorado por espectrofotometria. Procedimentos para a quantificação de fósforo e enxofre totais em biodiesel serão também desenvolvidos, baseados na quantificação de ortofosfato ou sulfato gerados após a digestão em linha da amostra ou do extrato contendo espécies orgânicas com P ou S. Os módulos de análise serão construídos com válvulas e/ou microbombas solenoide, visando implementar independentemente todas as etapas requeridas no processamento das amostras. As características analíticas serão estimadas e os resultados das análises de amostras serão comparados com os obtidos por procedimentos de referência e/ou alternativos disponíveis na literatura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, DIOGO L.; ROCHA, FABIO R. P. An environmentally friendly flow-based procedure with photo-induced oxidation for the spectrophotometric determination of chloride in urine and waters. Microchemical Journal, v. 108, p. 193-197, MAY 2013. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.