Busca avançada
Ano de início
Entree

O professor-colaborador no estagio curricular supervisionado em educacao fisica: perfil, papel e potencialidades

Processo: 10/50099-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Samuel de Souza Neto
Beneficiário:Larissa Cerignoni Benites
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Prática de ensino   Formação de professores   Educação física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Fisica | Estagio C. Supervisionado | Formacao De Professores | Pratica De Ensino

Resumo

O presente estudo abordará o universo da formação de professores sob a perspectiva do estágio curricular supervisionado e a interação do estudante com o professor colaborador, pois se observou que existe um grande conflito neste processo. O objetivo da pesquisa é (a) apontar os elementos constitutivos do processo de construção e constituição da "Prática de Ensino” Estágio Curricular Supervisionado no Brasil; (b) averiguar os saberes docentes e as práticas pedagógicas presentes no processo de estágio e; (c) propor uma caracterização das competências e habilidades que deveriam engendrar uma política de formação do Professor "Tutor". A pesquisa é do tipo qualitativo que privilegiará a etnopesquisa crítica que implica em mostrar a realidade e todo processo de interpretação dos dados, com ênfase na construção analítica. Como técnicas serão priorizadas a observação, a análise documental e a entrevista. Os participantes do estudo serão os professores-colaboradores de estágio da cidade de Rio Claro que recebem os graduandos nas escolas de educação básicas em situação oficial de Estágio Curricular Supervisionado/Prática de Ensino. Para todas as etapas da coleta de dados, se utilizará um termo de consentimento livre e esclarecido já aprovado pelo Comitê de ética da instituição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENITES, Larissa Cerignoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.