Busca avançada
Ano de início
Entree


O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades

Texto completo
Autor(es):
Larissa Cerignoni Benites
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Samuel de Souza Neto
Resumo

A pesquisa aborda o universo da formação de professores sob a perspectiva do estágio curricular supervisionado em Educação Física, tendo como questão central como o professor-colaborador se torna um formador no âmbito do estágio. Os objetivos foram: (a) caracterizar o espaço do estágio curricular supervisionado, (b) caracterizar o trabalho do professor-colaborador e (c) apontar que saberes e práticas emergem do professor-colaborador no contexto do estágio. Optou-se pela pesquisa qualitativa/interpretativa. Os participantes do estudo são cinco professores-colaboradores de estágio da cidade de Rio Claro que recebem os estudantes em caracter oficial de estágio profissional e nove estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física da UNESP/RC. As técnicas de coleta de dados e análise foram análise documental, observação sistematizada, filmagem, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Para todas as etapas se utilizou o termo de consentimento livre e esclarecido aprovado pelo Comitê de ética da instituição. Os dados passaram por tratamento do software QDAMiner, possibilitando a sua apresentação em três eixos. Entre os resultados, o primeiro, o universo do estágio, permitiu analisar as escolas parceiras, o professor-colaborador e sua concepção de estágio, a segunda, a constituição do professor-colaborador, permitiu inferir sobre a profissão docente, a escolha por ser colaborador e seu papel e funçao, por fim o terceiro eixo, a orientação durante o estágio, pode-se sistematizar a maneira como cada colaborador aborda seus respectitivos estagiários e quais saberes são utilizados. De maneira geral o espaço do estágio é um universo que congrega o discurso acadêmico e a prática da escola, sendo um local de formação, mas que apresenta dificuldade em reconhecer esse papel. O professor-colaborador foi... (AU)

Processo FAPESP: 10/50099-5 - O professor-colaborador no estagio curricular supervisionado em educacao fisica: perfil, papel e potencialidades
Beneficiário:Larissa Cerignoni Benites
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado