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Um estudo da relação com o saber profissional na formação de professores de Física do Ensino Médio no contexto de uma inovação curricular

Processo: 18/03649-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2018 - 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Alves Barros
Beneficiário:Marcelo Alves Barros
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física  Ensino médio  Formação de professores 

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a relação com o saber profissional de futuros professores de Física acerca da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea em sala de aula. A etapa de coleta de dados será realizada com acadêmicos da disciplina: Estágio Supervisionado de Ensino de Física, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Habilitação: Física), do Instituto de Física da USP de São Carlos. Nossa amostra será constituída por 12 licenciandos que trabalharão o tema: Física de Partículas Elementares e Nanociência & Nanotecnologia, durante a realização de um minicurso de 40 horas de duração. Nossa metodologia de pesquisa será de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizaremos questionários, entrevistas semi-estruturadas e gravações em vídeo. Para análise e interpretação dos dados utilizaremos o conceito de relação com o saber (Charlot, 2000) com o intuito de classificar as respostas dos licenciandos em termos da relação com o Mundo (conhecimentos ou concepções em Física Moderna, Educação, Pedagogia etc.), com o Eu (a história do indivíduo, suas expectativas, suas perspectivas e a imagem que quer ter e passar de si) e com o Outro (professores, alunos, colegas etc.). Entre os principais resultados esperados desse projeto apontamos o interesse em participar e contribuir com as pesquisas da área de educação científica a respeito do ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, assim como contribuir de forma geral para a melhoria do ensino de Física, na medida em que as conclusões que se levantarão desta investigação se propõem aos cursos de formação inicial de professores de Física. (AU)