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A pintura ilusionista no meio-norte de Minas Gerais - Diamantina e Serro - e em São Paulo - Mogi das Cruzes (Brasil).

Processo: 10/03181-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Percival Tirapeli
Beneficiário:Danielle Manoel dos Santos Pereira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte sacra   História da arte   Barroco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Sacra | Barroco | Diamantina | Igrejas Coloniais | Mogi das Cruzes | Pintura de Teto | História da Arte

Resumo

Diamantina é uma cidade que está situada ao Norte de Minas Gerais e viveu seu maior momento de luxo e poderio durante o ciclo do Diamante - Século XVIII - período no qual a cidade floresceu e, foram erguidas as mais belas jóias do Arraial, as igrejas coloniais; construções pertencentes ao estilo barroco/rococó, tais edificações possuem uma expressividade incrível, sobretudo nas pinturas existentes no teto. Saindo de Diamantina e refazendo a rota dos bandeirantes encontraremos durante o caminho na cidade de Mogi das Cruzes, no estado São Paulo a igreja da Ordem Terceira do Carmo, que nos inquieta, tamanha a semelhança da pintura de teto que lá existe com as da cidade de Diamantina. Partindo dessa similaridade, a presente pesquisa tem por objetivo averiguar se houve influência da escola de pintura de Diamantina sobre o pintor que executou a obra da igreja de Mogi. E ainda analisar a autoria desta pintura, como também das igrejas diamantinenses, devido a carência de estudos sobre essas obras.

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