Busca avançada
Ano de início
Entree

Instalação e resolução do processo inflamatório em bailarinas clássicas: estudo das alterações sistêmicas e leucocitárias

Processo: 10/04005-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Elaine Hatanaka Dermargos
Beneficiário:Leandro da Silva Borges
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leucócitos   Ferimentos e lesões   Balé   Neutrófilos   Fisiologia do exercício   Dança   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Balé | dança | Inflamação | lesão | leucócitos | neutrófilos | Fisiologia do Exercício

Resumo

As posições do Balé Clássico são anti-anatômicas fato que gera desalinhamentos articulares e lesões em praticantes. De uma forma geral, alterações sistêmicas resultantes de inflamações crônicas alteraram o metabolismo de lipídios, o metabolismo férreo e o número/função de leucócitos circulantes e conseqüentemente o desempenho. Esse projeto visa investigar o perfil temporal (instalação e resolução) do processo inflamatório em bailarinas após uma aula de balé clássico. Serão selecionadas bailarinas com tempo superior a 5 anos de aulas e com treinos de no mínimo 3 vezes por semana. As bailarinas serão agrupadas de acordo com parâmetros antropométricos e o VO2máx. Os resultados serão obtidos através da quantificação no plasma/soro de bailarinas antes, imediatamente após e 24 horas após uma aula de: (a) citocinas pró-inflamatórias (TNF-±, IL-6, IL-8 e IL-1²), citocinas anti-inflamatórias (IL-ra, IL-10 e IL-4); (b) marcadores de lesão muscular CK e LDH), (c) proteína de fase aguda (PCR e C3) e (d) imunoglobulinas A (IgA) e M (IgM). Em neutrófilos analisaremos os seguintes parâmetros: (e) tipo de morte celular (apoptose e necrose), (f) produção de ERO e (g) liberação de citocinas. As citocinas serão quantificadas através de método imunoenzimático (ELISA), os marcadores de lesão e proteinas de fase aguda serão quantificados por espectrometria e as alterações leucocitárias serão verificadas através de citometria de fluxo. Com estes dados pretende-se que os fisiologistas/fisioterapeutas/professores de balé clássico possam ter uma avaliação da instalação da inflamação e do tempo de recuperação mais fidedigno e deste modo prevenir inflamações crônicas decorrentes dos treinos melhorando assim a performance e a saude de bailarinas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, LEANDRO DA SILVA; BORTOLON, JOSE RICARDO; SANTOS, VINICIUS CONEGLIAN; DE MOURA, NIVALDO RIBEIRO; DERMARGOS, ALEXANDRE; CURY-BOAVENTURA, MARIA FERNANDA; GORJAO, RENATA; PITHON-CURI, TANIA CRISTINA; HATANAKA, ELAINE. Chronic Inflammation and Neutrophil Activation as Possible Causes of Joint Diseases in Ballet Dancers. Mediators of Inflammation, . (11/21441-0, 10/04005-9)
BORGES, LEANDRO DA SILVA; BORTOLON, JOSE RICARDO; SANTOS, VINICIUS CONEGLIAN; DE MOURA, NIVALDO RIBEIRO; DERMARGOS, ALEXANDRE; CURY-BOAVENTURA, MARIA FERNANDA; GORJAO, RENATA; PITHON-CURI, TANIA CRISTINA; HATANAKA, ELAINE. Chronic Inflammation and Neutrophil Activation as Possible Causes of Joint Diseases in Ballet Dancers. Mediators of Inflammation, v. 2014, p. 7-pg., . (10/04005-9, 11/21441-0)