Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmos evolutivos para alguns problemas em telecomunicações

Processo: 10/05233-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Teoria da Computação
Pesquisador responsável:Flávio Keidi Miyazawa
Beneficiário:Carlos Eduardo de Andrade
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/08222-0 - Algoritmos para determinação de vencedores e precificação em leilões combinatóriais, BE.EP.DR
Assunto(s):Otimização combinatória   Programação linear inteira   Algoritmos genéticos

Resumo

Nos últimos anos, as redes de telecomunicação tem experienciado um grande aumento no fluxo de dados. Desde a utilização massiva de vídeo sob demanda até o incontável número de dispositivos móveis trocando texto e vídeo, o tráfego alcançou uma escala capaz de superar a capacidade das redes atuais. Portanto, as companhias de telecomunicação ao redor do mundo tem sido forçadas a aumentar a capacidade de suas redes para servir esta crescente demanda. Como o custo de instalar uma infraestrutura de rede é geralmente muito grande, o projeto de redes usa fortemente ferramentas de otimização para manter os custos tão baixos quanto possível. Nesta tese, nós analisamos vários aspectos do projeto e implementação de redes de telecomunicação.Primeiramente, nós apresentamos um novo problema de projeto de redes usado para servir demandas sem fio de dispositivos móveis e rotear tal tráfego para a rede principal. Tais redes de acesso são baseadas em tecnologias sem fio modernas como Wi-Fi, LTE e HSPA. Este problema considera várias restrições reais e é difícil de ser resolvido. Nós estudamos casos reais nas vizinhanças de uma grande cidade nos Estados Unidos.Em seguida, nós apresentamos uma variação do problema de localização de hubs usado para modelar as redes principais (backbones ou laços centrais). Este problema também pode ser utilizado para modelar redes de transporte de cargas e passageiros. Nós também estudamos o problema de clusterização correlacionada com sobreposições usado para modelar o comportamento dos usuários quando utilizam seus equipamentos móveis. Neste problema, nós podemos rotular um objeto usando múltiplos rótulos e analisar a conexão entre eles. Este problema é adequado para análise de mobilidade de equipamentos que pode ser usada para estimar o tráfego em uma dada região.E finalmente, nós analisamos o licenciamento de espectro sobre uma perspectiva governamental. Nestes casos, uma agência do governo deseja vender licenças para companhias de telecomunicação para que operem em uma dada faixa de espectro. Este processo usualmente é conduzido usando leilões combinatoriais.Para todos problemas, nós propomos algoritmos genéticos de chaves aleatórias viciadas e modelos de programação linear inteira mista para resolvê-los (exceto para o problema de clusterização correlacionada com sobreposição, devido sua natureza não-linear). Os algoritmos que propusemos foram capazes de superar algoritmos do estado da arte para todos problemas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, CARLOS E.; RESENDE, MAURICIO G. C.; ZHANG, WEIYI; SINHA, RAKESH K.; REICHMANN, KENNETH C.; DOVERSPIKE, ROBERT D.; MIYAZAWA, FLAVIO K. A biased random-key genetic algorithm for wireless backhaul network design. APPLIED SOFT COMPUTING, v. 33, p. 150-169, AUG 2015. Citações Web of Science: 8.
DE ANDRADE, CARLOS EDUARDO; TOSO, RODRIGO FRANCO; RESENDE, MAURICIO G. C.; MIYAZAWA, FLAVIO KEIDI. Biased Random-Key Genetic Algorithms for theWinner Determination Problem in Combinatorial Auctions. EVOLUTIONARY COMPUTATION, v. 23, n. 2, p. 279-307, SUM 2015. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Carlos Eduardo de. Evolutionary algorithms for some problems in telecommunications = : Algoritmos evolutivos para alguns problemas em telecomunicações. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.