Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo das propriedades mecânicas de surfactantes endógenos e exógenos: em modelo de lesão pulmonar induzida por ventilação (VILI) Comparação e melhoramento da qualidade.

Processo: 10/04676-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Adriano Mesquita Alencar
Beneficiário:Diana Maria Martinez Munoz
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/06996-7 - Investigação da mecânica pulmonar em múltipla escala, AP.JP
Assunto(s):Lesão pulmonar   Surfactantes pulmonares   Fosfolipídeos   Proteínas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fosfolipídios | lesão pulmonar | Proteinas | surfactante pulmonar | Fisiolopatogia

Resumo

Este projeto tem como objetivo estudar as propriedades mecânicas dos surfactantes endógenos e exógenos, enfatizando na composição bioquímica e as funções biológicas a nível pulmonar, assim como as formas de extração e caracterização dos surfactantes exógenos e endógenos para ser analisados no laboratório por diferentes procedimentos. Estes procedimentos serão feitos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no laboratório LIM 09 e no Instituto Butantan. A parte experimental envolve 4 grupos de experimentos: (i) extração e separação durante o protocolo de lesão pulmonar induzida por ventilação (VILI) do surfactante de porco que será realizado em dois momentos por centrifugação: (ii) O surfactante obtido por centrifugação terá suas propriedades mecânicascaracterizadas através da balança de Wilhelmy, ensaios que já estão sendo testados no Instituto Butantan. (iii) O mesmo surfactante também será quantificado por o método de Bradford para caracterizar as proteínas que se encontram no surfactante e deste mesmo modo saber a quantidade de proteínas que se tem. Simultaneamente será (iv)realizada a quantificação de fosfolipídios por o método de Bartllet, os procedimentos finais servirão como marcadores da qualidade do surfactante.Uma amostra de todos os surfactantes coletados serão armazenados em nitrogênio liquido para pesquisas futuras. Por outro lado o Instituto Butantan produz surfactante pulmonar para uso clínico. Todavia, esse surfactante não supre os critérios ideais para a aplicação emhumanos, Nesse projeto também objetivamos entender o efeito da composição protéica do surfactante exógeno nas suas propriedades mecânicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUNOZ, Diana Maria Martinez. Proposta de um protocolo para a caracterização e análise das propriedades mecânicas de surfactantes exógenos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.