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¡A mis lectorcitos, la nación! - A construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfirio Díaz (1876-1911)

Processo: 10/04688-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Leandro Karnal
Beneficiário:Júlia Rany Campos Uzun
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):México
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina - História | Construção da memória | Manuais Escolares | México | Porfirio Díaz | História do México - governo de Porfirio Díaz

Resumo

Esta pesquisa procura desvendar como a produção de manuais escolares do México, durante o governo de Porfirio Díaz (1876-1911), auxiliou a construir a representação do passado no México. Serão analisados, comparativamente, seis manuais produzidos por um grupo de intelectuais preocupados em estabelecer a unidade cultural no país, que até então possuía uma população bastante variada étnica, linguística e historicamente. Os grandes esforços do porfiriato para homogeneizar a população tinham o objetivo de criar que tipo de cidadão mexicano? Para firmar-se enquanto país em franco desenvolvimento, como afirmavam as doutrinas positivistas do "progresso" tão presentes no México, quais heróis foram eleitos como símbolos propriamente mexicanos? O que a escolha desses heróis (e o conseqüente silêncio de outros possíveis) acarretou para o povo mexicano? Quais foram os usos políticos e simbólicos dessas figuras? Este objeto de estudo permite, através de todas as representações presentes nos manuais escolares, reconhecer dois "Méxicos" bastante distintos que conviviam dentro do governo de Díaz: de um lado, aquele que necessitava resgatar suas raízes indígenas para construir seu presente e se auto-afirmar e, de outro, um país que venera o modelo de vida francês e com uma elite que nega qualquer antepassado indígena, como se passasse por um novo processo de colonização - dessa vez, uma "colonização do imaginário" com sua anuência.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
UZUN, Júlia Rany Campos. ¡A mis lectorcitos, la nación!: a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.