Busca avançada
Ano de início
Entree

Estado de saúde de idosos: indicadores objetivos e subjetivos em estudo de base populacional no município de Campinas, SP.

Processo: 10/05504-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Marilisa Berti de Azevedo Barros
Beneficiário:Flávia Silva Arbex Borim
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoavaliação da saúde | indicadores objetivos de saúde | Inquérito Domiciliar de Saúde | Saúde Mental | Inquérito de Saúde

Resumo

Informações provenientes de inquéritos de saúde de base populacional possibilitam a análise de diferentes dimensões do estado de saúde e da associação desses índices com determinantes demográficos, socioeconômicos e de estilo de vida. Uma das variáveis coletadas nestes inquéritos é a auto-avaliação da saúde, um importante indicador subjetivo do nível individual e coletivo de saúde. A congruência desse indicador com os índices objetivos de saúde tem sido questionada por alguns autores. Esta pesquisa tem como objetivos analisar a associação da auto-avaliação da saúde com variáveis demográficas, socioeconômicas e de comportamentos relacionados à saúde, e a congruência da auto-avaliação com indicadores objetivos do estado de saúde, incluindo morbidade referida e uso de serviços de saúde na população com 60 anos e mais. Serão utilizados dados do Inquérito Domiciliar de Saúde realizado no município de Campinas, em 2008-2009, que é um estudo transversal, de base populacional, com amostra por conglomerados em dois estágios. As informações foram obtidas por meio de entrevistas realizadas diretamente com a pessoa sorteada. A análise dos dados levará em conta as ponderações relativas ao desenho amostral e será feita com o uso do software STATA versão 11. Serão testadas as associações das diversas variáveis com a auto-avaliação da saúde e serão feitas estimativas de prevalências e calculadas as razões de prevalências ajustadas utilizando-se modelo hierárquico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARBEX BORIM, FLAVIA SILVA; NERI, ANITA LIBERALESSO; STOLSES BERGAMO FRANCISCO, PRISCILA MARIA; DE AZEVEDO BARROS, MARILISA BERTI. Dimensões da autoavaliação de saúde em idosos. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. 5, p. 714-722, . (10/05504-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORIM, Flávia Silva Arbex. Autoavaliação de saúde e transtorno mental comum em idosos: estudo de base populacional no município de Campinas, SP. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.