Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos da ciência na formação do jornalista: o funcionamento de uma unidade de ensino

Processo: 10/05595-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Beneficiário:Ricardo Henrique Almeida Dias
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/03546-1 - Temas científicos controversos no jornalismo científico e suas implicações para o ensino de jornalismo, BE.EP.DR
Assunto(s):Análise do discurso   Ensino superior   Jornalismo científico   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | Dispositivo analítico | Educação Superior | Jornalismo Científico | Leitura | Processos da ciência | Educação Superior

Resumo

Numa investigação sobre leitura de revistas de jornalismo científico pudemos identificar a falta nos artigos selecionados do enfoque nos processos que constituem a ciência, falta esta já problematizada por diversos autores das áreas de comunicação e educação. Assim, admitimos a relevância de se trabalhar com processos da ciência desde a formação inicial do jornalista. Nesta investigação temos por objetivo construir e analisar o funcionamento de uma unidade de ensino sobre jornalismo científico, unidade esta que possibilite o trabalho com processos da ciência junto a estudantes do curso de jornalismo em uma disciplina que comporte a proposta. Para selecionarmos os textos e analisarmos as produções dos estudantes, construiremos um dispositivo analítico, como teorizado pela vertente da análise de discurso originada na década de 60 na França por Michel Pêcheux. Este será composto por especificidades do campo jornalístico, mais especificamente do jornalismo científico. Com o dispositivo também buscaremos compreender como esses estudantes constroem sentidos quando instados pela unidade de ensino e como eles a levam em consideração na tomada de posições quando escrevem textos de jornalismo científico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Ricardo Henrique Almeida. Processos da ciência na formação do jornalista: o funcionamento de uma unidade de ensino. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.