Busca avançada
Ano de início
Entree

A imagem das adolescentes na web: a busca pela corporeidade espetacular

Processo: 10/07193-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Maria Lucia Santaella Braga
Beneficiário:Mariane Tojeira Cara Almeida
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | comunicação mediada | corporeidade espetacular | fotografia digital | web 2 | 0 | Comunicação mediada por computador

Resumo

Desde o início do século XX, as adolescentes utilizam os recursos da comunicação interpessoal mediada com a finalidade de aprimorar suas habilidades sociais. Com a popularização dos celulares multitarefas e principalmente com a web 2.0, a invisibilidade corporal típica do telefone fixo foi suplantada pela extra-visibilidade do corpo na comunicação interpessoal mediada. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o papel que a imagem fotográfica digital desempenha para a cultura jovem, nos atos comunicacionais que visam à sociabilidade. A pré-definição do corpus será aprimorada a partir da escolha crítica de bibliografias consistentes sobre os tópicos tratados, a saber: a fotografia digital, a adolescência, a cibercultura e a questão da imagem corporal. Para dar conta do tema proposto, o referencial teórico estará pautado na interdisciplinaridade, com contribuições da filosofia, sociologia, semiótica e do pós-estruturalismo. A metodologia de pesquisa será composta de aplicação de questionários em uma amostra de adolescentes de São José dos Campos e entrevistas aprofundadas em uma amostra menor, pré-selecionada. Dada a atenção crescente destinada aos fenômenos comunicacionais da web 2.0, o presente projeto de doutorado apresenta relevância no campo da comunicação e nos estudos da juventude, por levantar questões essenciais para o entendimento da geração dos nascidos nos anos 90.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)