Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre casos e casamentos: Relacionamentos amorosos e experiências de conjugalidade nas penitenciárias femininas da cidade de São Paulo.

Processo: 10/08618-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Adriana Gracia Piscitelli
Beneficiário:Natália Corazza Padovani
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A pesquisa pretende analisar relacionamentos afetivos e sexuais vividos por presas das três penitenciárias femininas da cidade de São Paulo: Penitenciária Feminina da Capital, Penitenciária Feminina de Sant'Ana e Penitenciária Feminina do Butantã. O foco analítico proposto recai sobre o sexo e o estabelecimento de vínculos por meio dele, tanto no que se refere a relações entre sentenciadas quanto entre mulheres presas e homens ou mulheres também presos (em outras unidades) ou livres, procurando apreender as motivações e suportes desses laços. Olhando para as penitenciárias femininas da cidade de São Paulo a partir de questões levantadas pela agenda contemporânea dos estudos de gênero e sexualidade, o principal objetivo da proposta é analisar como a constituição das relações afetivas e sexuais interfere nas dinâmicas de interação e sociabilidade das presas da cidade de São Paulo e como essas relações se articulam com a produção de sexualidades e corporalidades. A metodologia a ser utilizada envolverá observação etnográfica e entrevistas, coletivas e individuais, com as sentenciadas. Cartas trocadas pelos casais também poderão ser analisadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PADOVANI, NATALIA CORAZZA. Plotting prisons, flows and affections: Brazilian female prisoners between the transnational drug trade and sex markets in Barcelona. CRIMINOLOGY & CRIMINAL JUSTICE, v. 16, n. 3, SI, p. 366-385, JUL 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.