Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil dos estudantes do ensino profissionalizante em enfermagem

Processo: 10/15487-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Adriana Katia Corrêa
Beneficiário:Ana Carolina Teles Flávio
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino profissional e técnico   Educação profissionalizante   Educação em enfermagem   Formação profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Profissional | Enfermagem | Ensino Técnico | perfil de estudante | educação em enfermagem

Resumo

Este estudo parte do pressuposto que investir na formação de auxiliares e técnicos de enfermagem é necessário para a construção efetiva do Sistema Único de Saúde, no Brasil, visto o significativo número desses profissionais envolvidos com o cuidado, nos serviços de saúde. Além disso, há carência de estudos que enfoquem o perfil dos alunos do ensino profissionalizante, apesar do número elevado de instituições formadoras e é ainda importante que o professor conheça as características dos alunos para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, o objetivo deste projeto é descrever o perfil dos alunos dos cursos auxiliares de enfermagem de uma escola técnica privada do município de Ribeirão Preto, apontando as implicações para o processo ensino-aprendizagem. A coleta de dados na escola técnica será realizada por meio de questionário composto por perguntas fechadas e abertas, contendo dados de identificação pessoal, profissional, escolar e cultural, aplicado aos sujeitos (alunos atualmente matriculados e freqüentando o curso de formação auxiliar de enfermagem que optarem por participar da pesquisa após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). Os dados obtidos, a partir das questões fechadas, serão organizados em tabelas de distribuições de freqüências percentuais, sendo feitas análises fundamentadas na literatura que enfoca a educação profissionalizante em enfermagem, em perspectiva crítico-reflexiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)