Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação educativa na prisão: saberes e práticas de Educadores Presos

Processo: 10/15697-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Beneficiário:Ana Carolina Oliveira Gomes
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Práticas pedagógicas   Prisões   Prisioneiros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação nas prisões | formação de professores | Praticas pedagogicas | Saberes Docentes | Formação de professores e práticas pedagógicas

Resumo

A presente proposta de Iniciação Científica insere-se em Projeto de Pesquisa que tem por tema as práticas pedagógicas docentes e o ensino. Insere-se também em Projeto de Extensão que visa favorecer a formação de educadores envolvidos com a escolarização em estabelecimentos penitenciários paulistas. Os objetivos deste projeto são: 1) Elaborar perfil dos Educadores Presos que atuam nas escolas situadas nos dois estabelecimentos penitenciários de Guarulhos (Adriano Marrey e José Parada Neto), coletando informações sobre suas famílias de origem no que diz respeito a práticas culturais, sobre os processos de escolarização básica e também sobre os processos de formação para a docência aos quais foram submetidos ao se tornarem educadores. 2) Levantar informações, por meio da análise de documentos como o plano de aulas dos educadores, e por meio de questionários aplicados aos Educadores Presos, sobre as estratégias que utilizam no preparo de suas aulas, bem como sobre dificuldades enfrentadas. A partir do perfil dos Educadores Presos e dos dados levantados sobre sua prática pedagógica, pretende-se, por meio das análises realizadas, ampliar compreensão sobre os saberes mobilizados pelos docentes ao realizarem o ensino, detectando crenças e concepções implicadas na prática docente. Ainda, objetiva-se oferecer dados para a realização de ações de formação a serem oferecidas aos educadores que atuam em estabelecimentos prisionais no estado de São Paulo, em colaboração com a Fundação Professor Manoel Pedro Pimentel (FUNAP), atualmente responsável pelas escolas situadas nos estabelecimentos prisionais paulistas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)