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Os conectivos condicionais complexos "na condição (de) que" e "na eventualidade (de) que" no português escrito

Processo: 10/16483-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Flavia Bezerra de Menezes Hirata Vale
Beneficiário:Daniel William Ferreira de Camargo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Funcionalismo   Gêneros textuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conectivos condicionais complexos | ferramentas de busca em corpus | funcionalismo | gêneros textuais | português escrito | sintaxe funcional

Resumo

Neste projeto, pretende-se fazer uma descrição sincrônica da expressão da condicionalidade no português por meio do uso dos conectivos condicionais complexos (CCCs) na condição (de) que e na eventualidade (de) que a partir de um ponto de vista funcionalista. Os conectivos condicionais complexos analisados segundo critérios morfossintáticos e semânticos, de modo a caracterizar os diferentes tipos de textos em que ocorrem no que diz respeito aos gêneros textuais mais frequentes. Nesse sentido, será necessária a coleta de ocorrências para a formação do córpus a ser analisado. A coleta será feita diretamente na Web e, para tanto, será utilizada uma ferramenta de busca de textos na Web, chamada WebCorp (http://wse1.webcorp.org.uk/wcadvanced.html), um tipo de concordanceador elaborado na University of Liverpool, que usa o buscador do Google (e outros buscadores, tal como o AltaVista) para realizar as concordâncias. Com este trabalho de Iniciação Científica espera-se fornecer subsídios para os estudos da língua em uso efetivo e real, de forma a preencher lacunas deixadas pela tradição gramatical. Nesse sentido, espera-se, ainda, que este trabalho possa levantar questões relacionadas ao ensino de língua portuguesa, que pouco vai além da normatividade, e, muitas vezes, desconsidera o uso da língua na interação social.

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