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O processo de aprendizagem da língua alemã sob o ponto de vista de aprendizes em diferentes contextos: Seleção e elaboração de sequências didáticas a partir da análise de variações, regularidades e implicações das "crenças" para a motivação.

Processo: 10/09604-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:José da Silva Simões
Beneficiário:Anna Carolina Schafer
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Língua alemã   Motivação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura de aprender línguas | Língua Alemã | Motivação | processo de aprendizagem | Sequências didáticas | Alemão como Língua Estrangeira

Resumo

O presente projeto de iniciação científica se propõe a investigar o processo de aprendizagem do alemão como língua estrangeira a partir do ponto de vista de cerca de 80 de seus aprendizes, distribuídos em três contextos (escola particular alemã, centro de ensino de línguas de escola pública e graduação em Letras). Para tal, o objeto desta pesquisa será a cultura de aprender línguas desses alunos, expressão utilizada por ALMEIDA FILHO (1993) para se referir às crenças em relação a como se aprende uma língua estrangeira.O levantamento e a explicitação dessas crenças serão o objetivo geral deste projeto, que tem ainda os objetivos específicos de interpretá-las em relação ao seu potencial motivador ou desmotivador sobre o processo de aprendizagem e, de acordo com estas interpretações, selecionar e elaborar sequências didáticas desconstruam as crenças desmotivadoras.Pretende-se, com este material, gerar subsídios para que o professor de língua estrangeira (mais especificamente de alemão) não só reflita e promova entre seus alunos a reflexão sobre a cultura de aprender línguas, mas também possa oferecer a eles materiais e estratégias que, atuando sobre as crenças e a motivação, direcionem o processo de aprendizagem ao sucesso.Para que os objetivos sejam atingidos, propõe-se uma abordagem contextual no levantamento de corpus, cuja metodologia comparativa terá como instrumentos o questionário BALLI (Beliefs about Language Learning Inventory), questionários abertos e entrevistas semi-dirigidas, que serão aplicados nos três contextos de pesquisa.

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