Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de Obstáculos Verbais no Ensino de Física Moderna e Contemporânea

Processo: 10/16333-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Ivã Gurgel
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Física | Física Moderna e Contemporânea | Objetivos-Obstáculos | Obstáculos epistemológicos | Sequências de Ensino-Aprendizagem | Ensino de Física

Resumo

Muitas pesquisas vêm caracterizando elementos da linguagem utilizada por estudantes e professores em sala de aula. O objetivo deste projeto se insere nesta perspectiva, mas visa identificar possíveis obstáculos verbais, caso especial de obstáculos epistemológicos, para o Ensino de Física Moderna e Contemporânea. O estudo teórico será realizado com base em originais científicos de temas da Física do século XX. Através de uma metodologia denominada Poética da Ciência, uma análise histórico-epistemológica será feita sobre a composição destes textos. Com a análise histórica, buscaremos caracterizar os obstáculos que deverão ser tratados em sala de aula. Isso ocorrerá através de sequências de ensino-aprendizagem, elaboradas especialmente sobre os temas deste projeto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)