Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico molecular de arboviroses em amostras de líquor no município de São José do Rio Preto (SP)

Processo: 10/18211-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Maurício Lacerda Nogueira
Beneficiário:Andrea Ferrari Felippi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia   Arbovirus   Vírus da encefalite de St. Louis   Dengue   Infecções por Arbovirus   São José do Rio Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arboviroses | Dengue | Encefalites | Saint Louis Vírus | Virologia

Resumo

Pelo mundo, infecção do Sistema Nervoso Central (SNC) é a causa mais comum das encefalites agudas. O envolvimento clínico SNC é uma manifestação atípica de infecções virais em humanos. Os agentes mais comuns envolvidos nos casos de encefalites virais são o Herpes simples (HSV), os enterovírus e as arboviroses. As arboviroses freqüentemente são associadas com surtos nos seres humanos e representam um problema de saúde pública sério, com o impacto econômico e social. No Brasil, são reconhecidos atualmente cerca de 210 tipos diferentes de arbovírus e de seletos vírus de vertebrados, sendo os mais importantes, pelo poder patogênico para o homem, os vírus da Dengue, da Febre Amarela, Rocio, Oropouche, Mayaro, entre outros. Uma das peculiaridades das arboviroses é a variedade das manifestações clínicas induzidas pelos arbovírus considerados patogênicos para seres humanos. É necessário salientar que a mesma sintomatologia pode ser determinada por tipos diferentes de arbovírus, e por outro lado, um determinado tipo de arbovírus pode ocasionar respostas clínicas diferentes. No Brasil, são conhecidas 36 espécies causadoras de doenças humanas e algumas delas estão associadas a epidemias em áreas urbanas, onde dentre estes 28 vírus pertencem às famílias Togaviridae (gênero Alphavirus), Flaviviridae (gênero Flavivirus), e Bunyaviridae (gênero Orthobunyavirus), destacando-se os vírus Mayaro (MAYV), DENV, Febre Amarela (Yellow Fever - YFV), Rocio (ROCV), Oropouche (OROV), os quais têm sido responsáveis por mais de 95% dos casos de arboviroses humanas no Brasil. São José do Rio Preto é de particular importância, sendo área endêmica de Dengue, casos diagnosticados de Encefalite de Saint Louis e possivelmente outras arboviroses, apresentando como vetor o mosquito A. aegypti e Culex sp. Este projeto tem como objetivo diagnosticar as arboviroses causadores de encefalites em amostras de liquor de pacientes com suspeita de meningite linfomonocitária, no município de São José do Rio Preto, através da técnica de RT-PCR e PCR para Flavivirus e Alphavirus, isolamento das amostras positivas e seqüenciamento, identificando o real agente causador dos quadros de meningite linfocitária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)