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Werner Herzog, documentarista: figuras da voz e do corpo

Processo: 10/03405-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Beneficiário:Gabriel Kitofi Tonelo
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Documentário   Documentário cinematográfico   Narrativa cinematográfica   Autoria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoria | Cinema documentário | subjetivação | Werner Herzog | Documentário

Resumo

O cineasta alemão Werner Herzog é hoje também visto como um competente diretor de documentários. Seus últimos documentários receberam atenção mundial, sendo premiados em festivais como o de Sundance ou indicados ao Oscar. Herzog inicia sua carreira como diretor em 1962 e os elementos formais próprios do Documentário aparecem logo nos primeiros filmes. Desde então, o diretor lança por volta de trinta filmes que podem ser classificados como documentários. Existe uma característica que permeia quase toda a obra de documentários de Werner Herzog: a reflexão da figura do diretor nas narrativas, seja através de sua voz ou de seu corpo. A atuação de Herzog em seus documentários varia de um mero apresentador de fatos a um complexo interlocutor indispensável à força argumentativa do filme. Este projeto pretende resgatar a figura de Herzog em seus documentários, através da análise da reflexão do diretor nas narrativas ao longo das décadas. Procurar-se-á relacionar os processos da inserção de Werner Herzog em seus filmes com a teoria, própria do campo do Cinema Documentário, referente à inserção do sujeito-da-câmera na narrativa documentária, desde as reflexões acerca do Cinema Vérité até as teorias de um documentário voltado para si próprio (como o "Documentário Performático"), popularizadas nos anos 1980 e até hoje problematizadas e renovadas. Este recorte é justificado pela carência de estudos referentes aos documentários de Werner Herzog como um todo e pelo ineditismo, em estudos especializados, da relação entre Herzog e as teorias acerca da reflexividade do diretor no filme Documentário. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TONELO, Gabriel Kitofi. Werner Herzog, documentarista : figuras da voz e do corpo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.