Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de uma vacina de DNA multiepítopos T CD8 contra o Vírus Sincicial Respiratório Humano e avaliação da resposta imune.

Processo: 10/18724-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Armando Morais Ventura
Beneficiário:Fabiana Lauretti Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/10969-6 - Imunização com vacinas de DNA e nanopartículas de proteína n do hRSV, BE.EP.IC
Assunto(s):Virologia   Vacinas de DNA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epítopos de células TCD8 | Vacina de DNA | Vírus Respiratório Sincicial Humano | Virologia

Resumo

O desenvolvimento de vacinas pediátricas contra o Vírus Respiratório Sincicial Humano, HRSV (do inglês, Human Respiratory Syncytial Virus), tem sido problemático devido à população alvo envolvida e a dificuldades para atingir um balanço entre atenuação viral e imunogenicidade. Tanto a glicoproteína G do HRSV, proteína de ligação ao receptor celular e alvo para a resposta de anticorpos neutralizantes, quanto a primeira vacina testada (vírus inativado com formalina), encontram-se associadas com a indução de eosinofilia pulmonar e inflamação, mediadas pela resposta de células TCD4+ Th2 após exposição ao HRSV selvagem. Células T CD8+ específicas para epítopos de HRSV reduzem a resposta Th2 e mediam resistência contra desafio com HRSV em camundongos. Em humanos, existe uma relação entre a resposta de linfócitos T citotóxicos e redução de sintomas. Levando em conta as evidências de que a resposta citotóxica reduz a patologia de HRSV e de que em nosso laboratório foram identificados recentemente dois epítopos de células TCD8+ na proteína L (RNA polimerase) de HRSV, propomos a construção de vacinas de DNA combinando as seqüências nucleotídicas de peptídeos representando estes e os outros três epítopos T CD8 descritos anteriormente. A caracterização de construções genômicas que permitam estabelecer uma resposta imune protetora e não patológica em camundongos, permitirá selecionar candidatos vacinais para futuro teste em humanos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)