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Universitarização do Magistério e Constituição da Identidade Docente

Processo: 10/14202-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno
Beneficiário:Marcela Oliveira Soga
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/54746-5 - Programas especiais de formação de professores, educação a distância e escolarização: pesquisas sobre novos modelos de formação em serviço, AP.TEM
Assunto(s):Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação de professoras | Identidade Docente | programas especiais | Sociologia da Educação

Resumo

ResumoA presente proposta de mestrado tem por objeto de estudo a questão da identidade docente. Focaliza o percurso de formação de um grupo específico: professoras efetivas de sistemas públicos de ensino que freqüentaram um programa especial de nível superior. Tem por objetivo principal analisar e caracterizar o processo de desenvolvimento de identidade nessa etapa da vida profissional, levando em conta, de um lado, os percursos de formação do grupo e, de outro, o contexto no qual emergem as pressões que levam os docentes a buscarem o diploma de nível superior bem como o papel do Estado nesse processo (LAWN, 2000). Nesse sentido, buscar-se-á identificar possíveis relações entre a obtenção de um diploma de nível superior e suas repercussões ou efeitos sobre o trabalho docente, bem como sobre a representação que as professoras passam a fazer sobre si a partir da freqüência ao programa. A pesquisa é de natureza qualitativa. Tomará como material de análise as Memórias escritas pelas professoras durante o curso, além de entrevistas que serão realizadas com as docentes, visando melhor compreender como se constitui a "identidade para si" e a "identidade para o outro" (DUBAR, 2005). Entende-se, pois, que a identidade docente é uma construção social permeada por elementos diversos que se entrelaçam, daí decorrendo as representações que os professores formam a respeito de si mesmos e de sua profissão. As principais referências teóricas para problematizar as três questões centrais da pesquisa - identidade docente, identidade profissional e profissão docente - serão buscadas nos trabalhos de Lawn (2000), Dubar (1998, 2005, 2008) e Nóvoa (1986).

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOGA, Marcela Oliveira. Magistério e identidade docente: um estudo sobre professoras egressas do PEC-Municípios. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.