Busca avançada
Ano de início
Entree

O Proceso Inquisitorial del Cacique de Tetzcoco (1539): Inquisição, conquista espiritual e resistência indígena

Processo: 10/13490-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Leandro Karnal
Beneficiário:Saulo Mendes Goulart
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):México   Evangelização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conquista | evangelização | Inquisição Mexicana | México | História Colonial

Resumo

Analisar de que maneira o caso do cacique don Carlos de Texcoco (Proceso Inquisitorial del Cacique de Tetzcoco 1539) se relaciona com os primeiros anos de conquista e com o período pré-inquisitorial da Nova Espanha. Para tanto, investigaremos como operaram os primeiros tribunais de inquisição estabelecidos na Nova Espanha no período anterior ao ano de 1571 - data oficial do estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício na Nova Espanha, mais especificamente, o período de nomeação do primeiro arcebispo do México e inquisidor episcopal Juan de Zumarraga; observando também, por meio do Processo Inquisitorial do Cacique de Texcoco e demais fontes de pesquisa, aspectos do comportamento da antiga elite indígena do vale do México frente à imposição do cristianismo e à dominação política espanhola. Afinal, as medidas tomadas para suprimir a permanência do mundo indígena, em suas mais diversas manifestações, geram no seio destas sociedades uma série de atitudes que visam tanto à conservação do que está sendo combatido (ídolos, objetos sagrados, locais de culto, etc.), como também a tentativa, por parte da aristocracia indígena, de manutenção dos privilégios de classe dominante.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOULART, Saulo Mendes. ¿Qué son las cosas de dios? no son nada: tramas e conflitos no processo inquisitorial contra o cacique de Texcoco (1539). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.