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A importância dos processos educativos na efetivação de práticas responsáveis de consumo

Processo: 10/14335-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Celso de Rui Beisiegel
Beneficiário:Renata de Salles Santos Pistelli
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia solidária   Consumo sustentável   Educação popular   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo Responsável | Economia Solidária | Educação Popular | Sociologia da Educação

Resumo

O presente projeto de pesquisa apresenta como proposta a contribuição para a análise dos processos educativos existentes nas experiências de economia solidária que têm como foco a organização dos consumidores para a realização de práticas responsáveis de consumo. Pretende-se ainda observar a influência desses processos educativos na efetivação de tais práticas. O cooperativismo de consumo surgiu como uma das primeiras manifestações dos trabalhadores contra a exploração do capital e serviu como alternativa para o abastecimento de pessoas em todo o mundo até cair em decadência com o desenvolvimento dos modelos de distribuição de massa (capital comercial) na metade do século XX.Recentemente, os impactos ambientais e sociais causados pelos atuais padrões de produção e consumo vem sendo reconhecidos por parte da sociedade, ao mesmo tempo em que surgem propostas de adoção de "novas" posturas de consumo chamadas de éticas ou responsáveis. Contextualizadas no movimento da economia solidária, diversas experiências coletivas de organização do consumo tem sido desenvolvidas no Brasil desde a década de 1990, resgatando características do cooperativismo de consumo desenvolvido no século XIX. Considerando a importância fundamental da educação na promoção das transformações sociais, o presente estudo visa analisar como os processos educativos em curso nas experiências coletivas de consumo influenciam na efetivação de práticas diferenciadas por parte dos sujeitos envolvidos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PISTELLI, Renata de Salles Santos. Relações de consumo responsável em educação: um diálogo com a economia popular e solidária através da trajetória do Instituto Kairós. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.