Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de Paracoccidioides brasiliensis em amostras ambientais aerossóis

Processo: 10/12669-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Eduardo Bagagli
Beneficiário:Thales Domingos Arantes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Paracoccidioides brasiliensis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amostrador Ciclônico | Dasypus novencindtus | Paracoccidioides brasiliensis | Biologia de Fungos

Resumo

O fungo Paracoccidioides brasiliensis tem seu local de ocorrência ambiental ainda não corretamente determinado, porém, acredita-se que este fungo tem como habitat o solo, por sua aumentada taxa de infecção no homem trabalhador rural e a achados em tatus das espécies Dasypus novencinctus e Cabassous centralis. Os poucos dados sobre isolamento ambiental do fungo são controversos devido ao caráter casual dos achados e principalmente falta de reprodutibilidade. O presente projeto visa pesquisar a ocorrência do P. brasiliensis em aerossóis ambientais, utilizando de tecnologia de separação ciclônica, que realiza a captação e separação de partículas aerossóis de acordo com o seu tamanho, em função do volume e velocidade do ar captado. Será utilizado o amostrador ciclônico NIOSH Cyclone Samplers Modelo BC 251, desenvolvido pelo CDC Centers for Disease Control and Prevention of Morgantown WV - USA. As coletas de aerossóis serão obtidas em locais cuja positividade para o P. brasiliensis já foi demonstrada por isolamento em tatus e por detecção molecular em solo. A presença do P. brasiliensis nas amostras aerossóis será avaliada por cultivo direto, inoculação animal (modelo hamsters via intratesticular) e biologia molecular por Nested-PCR, utilizando-se de primers genéricos para rDNA fúngico, seguido de primers internos específicos para P. brasiliensis. Alguns animais (tatus) serão também capturados e avaliados para confirmação da positividade da área. Como resultado, espera-se detectar molecularmente e/ou isolar o fungo P. brasiliensis nestas amostras aerossóis, com repetibilidade, contribuindo assim para um melhor esclarecimento dos habitats e nicho ecológico deste patógeno, com conseqüente adoção de métodos mais efetivos de prevenção às infecções. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARANTES, THALES DOMINGOS; THEODORO, RAQUEL CORDEIRO; DA GRACA MACORIS, SEVERINO ASSIS; BAGAGLI, EDUARDO. Detection of Paracoccidioides spp. in environmental aerosol samples. Medical Mycology, v. 51, n. 1, p. 83-92, . (10/12669-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARANTES, Thales Domingos. Detecção de Paracoccidioides sp. em amostras ambientais aerossóis. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.