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Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças e adolescentes portadores de transtorno bipolar

Processo: 10/14708-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Sheila Cavalcante Caetano
Beneficiário:Carolina Roganti Leite Moreira
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno bipolar   Aptidão cognitiva   Leitura   Metalinguagem   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Habilidades Cognitivo-Linguísticas | habilidades metalinguísticas | Leitura | Psiquiatria | transtorno bipolar | Psiquiatria

Resumo

O Transtorno do Humor Bipolar (THB) é caracterizado por alterações no humor, cognição e comportamento. A aprendizagem da leitura é um processo complexo que exige dos escolares o uso de componentes fonológicos, sintáticos e semânticos da linguagem, fazendo, portanto, com que seja utilizada a habilidade metalinguística de reflexão da linguagem oral sobre a escrita. Objetivos: Avaliar os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita em crianças com THB, comparados a controles saudáveis. A avaliação dessa habilidade permite a compreensão do desenvolvimento da criança, além de verificar a presença de alguma dificuldade que possa comprometer o processamento da leitura, influenciando todo seu aprendizado. Métodos: Trinta (30) crianças serão selecionadas se preencherem os critérios, idade entre 6 anos e 12 anos com diagnóstico de THB; e trinta (30) crianças controles saudáveis, idade entre 6 anos e 12 anos e ausência de diagnóstico psiquiátrico. Todos os participantes devem estar alfabetizados e apresentar QI>70. Propomos avaliar crianças com THB, comparadas a controles saudáveis, utilizando os protocolos: Prohmele (Provas de habilidades metalinguísticas e de leitura); Protocolo de avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas e o Protocolo de avaliação da compreensão leitora de textos expositivos. Hipóteses: crianças com THB, comparadas a controles saudáveis, apresentarão: pior desempenho nas habilidades metalinguísticas e de leitura segundo o Prohmele; pior desempenho nas habilidades cognitivo-linguísticas segundo o Protocolo de avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas e pior desempenho na compreensão da leitura utilizando o Protocolo da compreensão leitora de textos expositivos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Carolina Roganti Leite. Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.