Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da contagem na formação do conceito de número em crianças pré-escolares

Processo: 10/03691-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:João dos Santos Carmo
Beneficiário:Rogério Crevelenti Fioraneli
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento e mecanismos comportamentais   Aprendizagem   Matemática   Crianças   Pré-escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Experimental do Comportamento | Comportamento matemático | Conceitos Matemáticos | Contagem Oral | Rede de relações numéricas equivalentes | Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.

Resumo

Ultimamente tem crescido o número de estudos acerca do papel da contagem na aquisição do comportamento conceitual numérico. Entretanto não há estudos conclusivos. Os resultados disponíveis dessas pesquisas demonstram controvérsias teóricas e experimentais. Alguns estudos apresentam argumentos a favor da contagem como pré-requisito para a formação do conceito de número e outros indicam a contagem num papel secundário a essa formação, embora relacionadas para aquisição de habilidades, tais como somar, multiplicar, subtrair e dividir. Assim pretende-se no presente estudo ensinar a contagem oral às crianças pré-escolares, através do procedimento de escolha de acordo com o modelo. Aos dois grupos serão ensinadas as relações de equivalência entre número e quantidade, porém a contagem oral será ensinada apenas para o Grupo Experimental. No treino serão utilizados estímulos impressos (números, palavras e figuras) e auditivos (ditado). Ambos os grupos serão, então, submetidos a diferentes condições de teste para verificar o efeito da contagem oral. Na generalização será utilizado um jogo de dominó. Os desempenhos dos grupos serão analisados, comparados e discutidos visando resultados que permitam a aproximação para uma possível incorporação, da variável contagem nos repertórios pré-aritméticos, enquanto desempenho pertencente ao modelo de comportamento conceitual numérico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)