Busca avançada
Ano de início
Entree

Estresse oxidativo em hanseníase: uma proposta de investigação

Processo: 10/14535-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Anderson Marliere Navarro
Beneficiário:Fabiana Maciel de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hanseníase   Mycobacterium leprae   Estresse oxidativo   Espécies de oxigênio reativas   Antioxidantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antioxidantes | Espécies reavitas | Estresse oxidativo | Hanseníase | Clínica Médica

Resumo

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e se faz presente (endêmica) em muitos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, que ocupa o segundo lugar no número de casos do mundo. O estresse oxidativo vem sendo apontado como uma importante condição observada em pacientes portadores de hanseníase. A avaliação desse estresse é de extrema importância quão logo seja detectado, isso porque tal processo é capaz de gerar uma série de efeitos deletérios ao organismo, além de prejudicar o tratamento e reabilitação (quando for o caso). Da mesma forma, a detecção de baixos níveis de antioxidantes possibilita intervenção nutricional por meio da suplementação ou dieta específica. Nesse sentido, o presente projeto tem por objetivo avaliar o estresse oxidativo em pacientes portadores de hanseníase, nas formas paucibacilar (PB) e multibacilar (MB), por meio da quantificação de marcadores de peroxidação lipídica e antioxidantes presentes no soro desses pacientes. Serão quantificados os níveis de malondialdeído (MDA); glutationa reduzida (GSH); vitamina E e A; minerais zinco, cobre, selênio e ferro. Os resultados serão avaliados quanto à adequação segundo níveis de referência; comparados entre os grupos de pacientes com hanseníase PB e MB; e verificados quanto à associação entre os marcadores de estresse oxidativo e níveis de antioxidantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABIANA MACIEL DE OLIVEIRA; FERNANDO BARBOSA JÚNIOR; ALCEU AFONSO JORDÃO JÚNIOR; NORMA TIRABOSCHI FOSS; ANDERSON MARLIERE NAVARRO; MARCO ANDREY CIPRIANI FRADE. Estresse oxidativo e micronutrientes na hanseníase. REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION, v. 28, n. 4, p. 349-357, . (11/11704-3, 10/14535-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Fabiana Maciel de. Perfil sérico de estresse oxidativo, antioxidantes e micronutrientes em pacientes com hanseníase. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.