Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de clorexidina, epigalocatequina-3-galato e éster fenetílico do ácido cafeico na produção e expressão de metaloproteinase da matriz (mmp)-1, mmp-9 e inibidor de metaloproteinase tecidual-1 por monócitos humanos após ativação por lipopolissacarídeos

Processo: 10/18093-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Beneficiário:Polyana das Graças Figueiredo Vilela
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Monócitos   Metaloproteinases da matriz
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:metaloproteinases da matriz | monócitos | Imunologia Aplicada

Resumo

O conhecimento dos fatores que regulam a síntese e secreção de MMP e TIMP é importante para o entendimento da patogênese da inflamação pulpar. Além disso, o papel das MMP na degradação tecidual tem se tornado evidente em muitas doenças e, portanto, há grande interesse em controlar suas atividades por meios farmacológicos. Desta forma, torna-se importante avaliar o efeito de clorexidina (CHX), epigalocatequina 3 galato (EGCG), éster fenetílico do ácido cafeico (CAPE) na expressão de MMP-1, MMP-9 e TIMP-1, na produção de MMP-1 e na atividade gelatinolítica de MMP-9 por monócitos humanos após ativação por lipopolissacarídeos (LPS). Para este estudo será utilizada cultura de monócitos humanos (THP-1). Inicialmente, para avaliar a viabilidade celular da linhagem THP-1 frente às diferentes concentrações dos materiais (CHX, EGCG, CAPE e LPS), será utilizado o método de coloração pelo reagente CellTiter 96® AQueous. Em seguida, concentrações não citotóxicas de CHX, EGCG e CAPE serão utilizadas para o tratamento celular após a ativação por LPS. Após 24 horas de tratamento, o efeito de CHX, EGCG e CAPE na produção de MMP-1 será avaliado, assim como a atividade gelatinolítica de MMP-9 pelo ensaio de zimografia. Por meio da técnica de "real-time" PCR (qPCR) será avaliado o efeito dos mesmos na expressão gênica de MMP-1, MMP-9 e de TIMP-1. Os resultados serão submetidos à análise estatística (ANOVA e teste de Tukey), com 5% de significância.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIGUEIREDO VILELA, POLYANA DAS GRACAS; DE OLIVEIRA, JONATAS RAFAEL; DE BARROS, PATRICIA PIMENTEL; PEREIRA LEAO, MARIELLA VIEIRA; DE OLIVEIRA, LUCIANE DIAS; CARDOSO JORGE, ANTONIO OLAVO. In vitro effect of caffeic acid phenethyl ester on matrix metalloproteinases (MMP-1 and MMP-9) and their inhibitor (TIMP-1) in lipopolysaccharide-activated human monocytes. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 60, n. 9, p. 1196-1202, . (10/18093-7)