Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação e eficiência de cimentos resinosos autoadesivos aplicados à dentina preparada com diferentes instrumentos rotatórios cortantes

Processo: 10/19634-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Vinicius Di Hipolito
Beneficiário:Fabiana Barbara Piveta
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Bandeirantes (UNIBAN). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microscopia eletrônica de varredura   Dentina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterização Micromorfológica | Cimentos resinosos autoadesivos | dentina | Interação cimento resinoso | microscopia eletrônica de varredura | resistência da união | Materiais Odontológicos

Resumo

O objetivo do presente estudo será avaliar à interferência de diferentes tipos de instrumentos cortantes rotatórios utilizados no preparo dental sobre a interação e eficiência de cimentos resinosos autoadesivos em dentina. Para tanto, sessenta e dois molares humanos hígidos serão seccionados, aproximadamente 1mm em posição inferior à junção amelo-dentinária e, em seguida, o esmalte oclusal da porção coronária remanescente removido para a exposição de uma superfície de dentina. O tecido dentinário exposto será preparado utilizando um dos seguintes instrumentos cortantes rotatórios: ponta de diamante - PD 1090, KG SORENSEN - granulação média, com tamanho de partícula que varia de 91-126µm; ponta de diamante - PD 3101F KG SORENSEN - granulação fina com partículas diamantada de 46µm e broca de carbeto de tungstênio - BC 56 KG SORENSEN, com 6 lâminas. Também será utilizado, como controle, a lixa de carbeto de silício - granulação 600. Após a realização do desgaste do tecido dentinário e formação da smear layer, as superfícies preparadas serão submetidas à interação com um dos seguintes cimentos resinosos autoadesivos: RelyX U100 (3M ESPE) ou Clearfil SA Luting (Kuraray Medical). Os resultados desta interação serão avaliados por meio de investigação micromorfológica, utilizando microscopia eletrônica de varredura (MEV), do nível de alteração do tecido dentinário produzida pela ação do agente cimentante e da interface cimento/dentina. Em complemento, será realizado o ensaio de resistência da união por microtração e classificação dos padrões de fratura. A expectativa dos autores é que o desenvolvimento do presente trabalho gere informações importantes, uma vez que a literatura não apresenta estudos que abordem a interferência dos diferentes tipos de instrumentos cortantes rotatórios utilizados para o preparo de cavidade sobre a efetividade da união de cimentos autoadesivos à dentina. Como esta categoria de cimento utiliza uma estratégia particular de união, que depende do contato com os tecidos dentais, especula-se que smear layers com diferentes características possam interferir na sua forma de interação com a dentina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DI HIPOLITO, VINICIUS; AZEVEDO, LIDIA DA CUNHA; PIVETA, FABIANA BARBARA; VIEIRA-FILHO, WOLNEY SERIO; ANAUATE-NETTO, CAMILLO; BRUSCHI ALONSO, ROBERTA CAROLINE; PERLATTI D'ALPINO, PAULO HENRIQUE. Effect of dentinal surface preparation on the bonding of self-adhesive luting cements. JOURNAL OF ADHESION SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 28, n. 19, p. 1907-1924, . (10/19634-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.